quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Dia Mundial do HIV


O dia Mundial do HIV é o 1 de Dezembro. Neste dia muitas pessoas tentam voltar a alertar para os perigos de contrair a doença.



Progressão da doença



A infecção do HIV\SIDA é transmissível por via sexual ou mãe \ filho.
A manifestação desta é semelhante a uma gripe ocorre de 2 a 4 semanas após a infecção. Pode haver febre, mal-estar, linfadenopatia (gânglios linfáticos inchados), e/ou meningite víral. Estes sintomas são largamente ignorados, ou tratados enquanto gripe, e acabam por desaparecer, sem tratamento, após algumas semanas. Nesta fase há altas concentrações de vírus, e o portador é altamente infeccioso.
A segunda fase é a da quase ausência do vírus, que se encontra apenas nos reservatórios dos gânglios linfáticos, infectando gradualmente mais e mais linfócitos T; e nos macrófagos (glóbulos brancos). Nesta fase, que pode durar vários anos, o portador é seropositivo, mas ainda não desenvolveu SIDA/HIV. Não há sintomas, e o portador pode transmitir o vírus a outros sem saber. Os níveis de T4’s diminuem lentamente e ao mesmo tempo diminui a resposta imunitária contra o vírus, aumentando lentamente o seu número, devido à perda dos T4 sobre os eficazes T8 e linfócitos B (linfócitos produtores de
anticorpo).
A terceira fase, a da SIDA, inicia-se quando o número de
linfócitos T4 desce abaixo do nível crítico (200/ml), o que não é suficiente para haver resposta imunitária eficaz a invasores. Começam a surgir cansaço, tosse, perda de peso, diarreia, inflamação dos gânglios linfáticos e suores nocturnos, devidos às doenças oportunistas, como a pneumonia, infecção dos olhos, demência e o sarcoma de Kaposi… Assim ao fim de alguns meses ou anos advém inevitavelmente a morte.


Prevenção


O mais importante para prevenir esta doença são as campanhas de informação e sensibilização que esclarecem os jovens, e não só, sobre esses assuntos e de como preveni-los. Por exemplo, utilizando preservativos nas relações sexuais. A troca de agulhas para tóxico-dependentes também é importante, já que as agulhas usadas contaminadas são uma origem frequente da contaminação.

Um pequeno video de uma campanha contra o HIV:


Sem comentários: